As cortinas e persianas são fundamentais em um projeto de decoração, pois elas valorizam e dão aconchego e elegância ao ambiente. Além disso, vedam a entrada de sol e vento, contribuem para o isolamento acústico, e por serem práticas e versáteis combinam com qualquer ambiente. A persiana saiu do ambiente corporativo e ganhou espaço  e novas referências para os ambientes residenciais.

persianas para sala de jantar com lustre

Mesmo com todas essas características fantásticas, trata-se de uma escolha muito pessoal. Por isso, é importante a presença de um decorador, para auxiliar na escolha correta, uma vez que há no mercado várias opções de materiais. As mais comuns são:

  • Persianas em PVC – modelo mais comum de persianas. O material em PVC é simples de limpar e essa opção é recomendada para locais que exigem mais praticidade. Muito comum em projetos corporativos.
  • Persianas em alumínio – modelo tão prático quanto a de PVC. Muito comum em projetos corporativos, mas já ganha espaço em projetos residenciais, especialmente em cozinhas.
  • Persianas em madeira – modelo mais sofisticado, são indicadas para dormitórios. É importante verificar a qualidade da madeira.
  • Persianas em bambu – muito utilizada em ambientes mais ‘descolados’, conferem ao ambiente leveza e são ecologicamente corretas.
  • Persianas verticais – perfeita para o controle de incidência de luz no ambiente. Pode ser de PVC ou tecido.
  • Persianas blackout ou de rolo – indicada para bloquear a entrada da luz, conferem privacidade e conforto, além de controle térmico e acústico.
  • Persianas em painel – indicados para ambientes com grandes janelas de vidro. É perfeita para escurecer o espaço. Geralmente vão do teto até o chão.

E agora, minhas dicas para não errar na escolha:

persianas para sala com varanda
  • Para escolher a persiana correta de acordo com a decoração do seu lar, você pode optar por combiná-la com o resto da decoração e dos móveis, mas não é extremamente necessário.
  • Para não errar prefira tons neutros, pois eles são discretos e combinam com tudo.
  • Outro ponto importante é a escolha do tamanho de acordo com o ambiente. Para sala de estar e jantar elas devem ficar até 1cm acima do chão.
  • Para cada ambiente existe uma persiana específica. Na sala de jantar e estar, por exemplo, as persianas verticais são as melhores opções, pois elas possuem um caimento estruturado, além de serem tradicionais e adicionarem elegância ao ambiente.

Veja abaixo mais uma galeria incrível com persianas para sala

persianas para sala de madeira marcelo bastos-1471
persianas para sala com varanda
persianas para sala de estar brunete fraccaroli 7708
persianas para sala de estar caroline gabriades 8304
persianas para sala de estar deborah roig 24362
persianas para sala de estar deborah roig 24381
persianas para sala de estar flavia campos 28427
persianas para sala de estar flavio moura 3515
persianas para sala de estar hiperbato arquitetura 42771
persianas para sala de estar juliana pippi 66141
persianas para sala de estar lounge 36045
persianas para sala de estar marcia debski ferreira 133887
persianas para sala de estar mariela felippetti 24147
persianas para sala de estar quitete faria 41847
persianas para sala de estar quitete faria 41932
persianas para sala de estar quitete faria 41935
persianas para sala de estar quitete faria 41936
persianas para sala de estar renato teles arquitetura 110135
× Tire suas dúvidas