por admin | jul 10, 2019 | Dicas de Decoração | 0 Comentários

8-dicas-decoração

Tempo de leitura 6 min

Dos móveis às cortinas, entenda como cada item é importante para decoração do apartamento. E mais, descubra dicas incríveis para deixar sua casa ainda mais requintada e moderna!

Decoração está fortemente ligado aos moradores e suas personalidades. Por isso, nada mais justo do que escolher todos os detalhes de acordo com o que te inspira no dia a dia, seja do ponto de vista de ambiente ou itens. Muito mais do que respeitar os conceitos de decoração ou seguir as tendências de decoração de 2019, seu imóvel precisa te oferecer o conforto que precisa.

Por isso, ainda que você contrate um arquiteto, designer de interiores ou outro profissional para te ajudar, é preciso que você pense nos mais diferentes detalhes. A sensação de chegar em casa e se sentir acolhido é algo muito especial e só você pode definir qual é o local que você quer se sentir assim.

Mas, é claro que existem algumas dicas que são infalíveis para que você consiga decorar os ambientes e transformar na casa dos seus sonhos. Então, continue lendo e faça um checklist do que você não pode esquecer na decoração do seu apartamento de luxo:

1 – Escolha o seu estilo e suas preferência

Moderno ou tradicional? Espaços mais abertos ou mais fechados? Objetos de decoração chamativos ou minimalistas? Existe uma grande lista de possíveis variáveis e você pode decidir conforme vá montando ou comprando seus itens para o apartamento. Mas, é importante ter, no mínimo, uma ideia.

Para esse primeiro passo, então, você pode procurar referências, se inspirar em decorações de outras pessoas e até mesmo contratar um dos profissionais que citamos acima. Aproveite os blogs de decoração e até os programas de TV para suas ideias e, depois, coloque-as no papel para entender o que é ou não viável dentro da sua realidade.

2 – Combinação entre as cores dos móveis e paredes

As cores do apartamento já dizem muito sobre seus moradores e essa é uma das partes mais importantes quando se trata de uma decoração. Você pode fazer muitas composições com tons claros e escuros, papéis de parede e até deixar paredes rústicas. Mas, não pode se esquecer de combinar toda essa escolha com seus móveis e objetos decorativos. 

Em ambientes com colorações muito neutras você pode combinar móveis ou objetos de maior destaque. Um bom exemplo, nesse caso, é uma ilha central na cozinha que se destaque dos armários ou uma poltrona de cor diferente para dar um charme na sua sala.

Uma boa dica para esse tópico é escolher uma paleta de cores. Assim, você não fica com uma opção apenas de cores para os ambientes e pode procurar os móveis e objetos que mais combinem.

3 – Disposição dos móveis e objetos decorativos

A maneira como são distribuídos os objetos nos ambientes também são muito importantes para o conforto e beleza do seu apartamento. O local escolhido para colocar um sofá, por exemplo, pode fazer com que você perca ou ganhe muito espaço em sua sala de estar.

Por isso, esse tópico merece uma atenção especial. A disposição dos móveis, aliado com os objetos certos – espelhos que ampliam o ambiente, prateleiras que ocupam pouco espaço ou até poltronas, fazem seus cômodos ficarem mais confortáveis e bem aproveitados.

4 – Áreas de circulação e espaços delimitados

Esse tópico se encaixa muito ao falarmos de cozinhas, mas pode ser levada para todos os cômodos da casa. Por mais abertas que sejam as áreas, os espaços precisam ter sua diferenciação – até para que possam ser decoradas à sua maneira individualmente. Por outro lado, as áreas de circulação precisam de fato cumprir o seu papel. Portanto, quanto mais livre e espaçosos forem os corredores, mais sensação de área grande você terá.

Mas, isso não quer dizer que você não deva aproveitar essas áreas para colocar enfeites. Eles podem completar esses ambientes sem que tirem muito espaço ou deixem confusas as delimitações de um cômodo para outro.

5 – Combine as texturas

Uma casa é composta por diferentes texturas, seja se tratando de paredes, sofás ou tapetes. E, essa é uma grande dica para compor um ambiente de forma elegante. As diferentes peças que compõem uma sala precisam casar e não competir por atenção quando entramos no cômodo.

Então, se sua parede tem uma textura de cor escura, uma boa sugestão é colocar um móvel mais delicado ou liso. Por outro lado, um sofá de madeira com almofadas e uma parede rústica, por mais que tenham texturas marcantes, combinam para sua varanda ou área de churrasqueira.

6 – A iluminação pode mudar tudo

As luminárias podem ser grandes diferenciais de uma casa. Mas, não só por isso esse tópico é tão importante quando se trata de decoração de apartamento. Os diferentes tons de luzes e a maneira como são distribuídas, são capazes de transformar qualquer ambiente.

E, você já deve ter ouvido falar sobre o poder das luzes naturais para boas fotos, certo? Para sua casa essa regra também é válida. Aproveite a luz das janelas ou varanda para compor o detalhe de iluminação que dará um charme especial ao seu ambiente.

7 – Escolha os objetos de decoração certos

Porta-retrato, tapetes, flores, plantas em geral, quadros e por aí vai. Os objetos de decoração tem uma variedade muito grande para todos os gostos e estilos de moradores. A principal dica, nesse sentido, é escolher os itens que completem o ambiente.

Os quartos devem representar muito a pessoa que dorme ali, então tenha a liberdade de escolher aqueles itens que você não se vê sem. Para as salas, podem ser os objetos que combinem com seus armários. Para a cozinha, os objetos de decoração podem ser também aqueles que facilitam alguns serviços por lá. O que vale é soltar a criatividade!

8 – Os detalhes que fazem a diferença

Os acabamentos precisam ser levados em conta na hora de uma construção ou reforma da casa. O que pode parecer simplesmente um detalhe, é, na verdade um grande diferencial para um ambiente luxuoso e de qualidade.

Os materiais e a maneira como são utilizados podem dar um ar de elegância para todos os cômodos. Por isso, qualquer que seja a mudança na sua casa, tenha sempre o cuidado com o acabamento.

E então, já está com várias ideias para decoração do seu apartamento? Compartilhe conosco as suas dicas pessoais para compor os melhores ambientes no seu lar!

× Tire suas dúvidas